sábado, 20 de abril de 2013

"Ministério Distante do Trono"?!

Essa semana uma amiga me chamou para irmos ao Congresso de Mulheres Diante do Trono, ano passado fomos. O convite me trouxe recordações do evento e de algumas criticas que vi em blogs e páginas do Facebook ao Diante do trono.
No inicio do meu caminhar com Cristo, há 11 anos atrás, ouvia o Diante do Trono. Me lembro de uma canção que fez diferença em minha vida, a letra confirmava o que o Senhor tentava me dizer naquele momento por meio da Palavra. "Aos olhos do Pai". Talvez você julgue: "Canção pobre de letra, emocional, que enaltece o homem, e blá,blá. Já pra mim tem enorme valor - que você não entenderá porque não conhece a minha história - Ouvia essa canção sem levar em conta quem a cantava, era como se o próprio Deus cantasse pra mim. Há varias outras que recebi como canção de Deus, canções simples mas que talvez  tenha produzido em mim o mesmo efeito que um grande sermão produziu em você. Hoje boa parte dessas canções já não surtem o mesmo efeito em minha vida, isso porque mudei, tenho amadurecido em minha fé. Assim como nossa vida na carne é feita de fases: Infância, adolescência,  juventude, etc; a espiritual também, por isso o que nos serviu ontem talvez não nos sirva hoje - o que não quer dizer que o de ontem não preste.
Voltando ao que interessa. Fui ao Congresso, fiquei um tanto chocada com algumas coisas que lá vi; na verdade enquanto estava lá nem me toquei, em casa que fiz o balanço.
Somos inclinados mais ao mal que ao bem - você já deve ter percebido isso. Não é difícil pra nós idolatrarmos pessoas, nós tornamos fãs de alguém. No NT Paulo recebeu varias tentativas de adoração por parte do povo, em certa ocasião ele e Barnabé foram tidos por deuses. Imediatamente reagiram:" rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;  Atos 14:14-15" .
No congresso vi a idolatria de algumas pessoas ao Diante do Trono, e, infelizmente, não vi eles reagirem contra essa idolatria, ao contrário, contribuem para que ela aumente por meio do comercio de uma infinidade de produtos com seus nomes e faces. Eram mais fãs do que fieis seguidores de Cristo.
Porém, passeando pelos blogs e paginas de alguns que criticam não só o DT mas a vários outros cantores, vi a mesmíssima idolatria. Dão um valor exagerado aos lideres da Reforma protestante. Sem perceberem também se tornaram fãs de homens. Ontem mesmo vi em uma pagina no face um texto que dizia mais ou menos assim: "Há pessoas que aprendem mais em casa lendo homens fieis e íntegros como Calvino, Savonarola,  John Burnier, do que na maioria das igrejas evangélicas."
Não tenho nada contra os homens citados, inclusive tenho livros de alguns deles, o que me espanta é a falta da bíblia no texto. Sem dúvidas podemos aprender muito com a vida destes e de outros homens do passado.Mas aprender sobre Deus não é o mesmo que conhecer Deus e ter vida nEle, a bíblia é absoluta nisso. E me parece que estão tentando reviver os reformadores mortos, traze-los novamente para realizarem uma nova reforma. Outros sem perceberem dão um valor exagerado ao próprio movimento. Percebe-se que alguns se tornaram duros para ouvir qualquer coisa contraria, é um caminho perigoso. Pesquisem nas páginas reformadas e entenderão melhor o que digo. Acredito que a reforma tem que ocorrer dentro de cada um de nós. Precisamos voltar a Cristo de forma individual e pessoal, assim como a maioria dos reformadores fizeram. Todos que li eram homens de muuita oração e busca.
É o conhecimento obtido por meio do Espirito e do evangelho, e as experiências que temos com Deus que nos sustentam nos momentos de crise e provações que passamos; duvida disso? Leia o livro de Jo na integra. Perceba como a lembrança de Deus presente na vida dele em tempos anteriores que o susteve em seu momento de dor extrema, questionamentos, e silencio da parte de Deus. Leiam a história de Davi também. Nenhum livro é capaz de transformar vidas como a Bíblia vivificada pelo Espirito.

Mais uma vez repito: Não tenho nada contra os reformadores do passado, gosto e tbm os cito. Aqueles homens foram luz em sua geração. Mas a luz deles é incapaz de iluminar nos dias de hoje. A luz de hoje deve ser a nossa. A luz de Cristo em nós. Tbm sou a favor da verdade na integra, contra a o "evangelho self service". Mas é necessário equilíbrio: A verdade em amor. E que não falte a autonomia em Cristo. Por favor leia esse texto, não conheço o autor mas concordo plenamente com o dito: http://www.silverioperes.com.br/2011/04/14/autonomia-crista-primeiros-conceitos

Graças a Deus amo o Diante do trono, bem como me esforço para amar a todos - Lembrando que amar não é ser complacente com o pecado. E por saber que hoje estou de pé mas amanhã posso estar caída  (1Cor 10).  Oro pra que eles se consertem, que se corrijam diante de Deus.

E deixo uma pergunta a todos, em especial aos irmãos que se referem ao Diante do trono como "Distante do Trono" : A que distancia você se encontra do trono? 
Talvez estejam tão distantes quanto o Diante do trono. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR. Oseias 6

Um canção que muitas vezes foi a minha oração, e continuara sendo: Preciso de ti!!!





3 comentários:

  1. "Há pessoas que aprendem mais em casa lendo homens fieis e íntegros como Calvino, Savonarola, John Burnier, do que na maioria das igrejas evangélicas."(Vincent Cheung)

    O foco aqui é a pregação que se ouve nas "igrejas evangélicas".Pq na igreja o que vc ouve?HOMENS pregando não é?Homens com a biblia nas mãos,e a usando para falsificar e mercadejar o evangelho de nosso Senhor! " Homens fiéis" e integros Cheung lembra-nos pq Paulo tinha este receio e zelo qt a DOUTRINA (ensino),tanto que admoesta a Timóteo:

    E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste,CONFIA-O A HOMENS FIÉIS, que sejam IDÔNEOS para tambémENSINAREM OUTROS.
    2 Timóteo 2:2

    AMOR e VERDADE andam juntos sim! AMOR primeiro ao Senhor "de todo coração,toda alma e ENTENDIMENTO"e ao próximo como a mim mesmo.Ok,se amo o Senhor de coração alma e entendimento,se conheço as escrituras e verdade biblica,a palavra da cruz.o evangelho da salvação..Como eu amo meu proximo ?É levando a ele a palavra da salvação (verdadeira)Como um dia ela chegou a mim,eu desejo isso a ele,como um dia meus olhos foram abertos qt a suficiencia das escrituras em minha vida,a Soberania do Senhor emuitas outras maravilhas da Palavra de Deus..Eu tb quero levar isso e abrir os olhos das pessoas,com ajuda do Espirito de Deus que convence do pecado .Pq?Pq eu amo o proximo como a mim mesma..!
    A experiencia humana NUNCA deve sobrepujar a palavra de Deus e se tornar "doutrina"(ensino).
    O que vemos na IB da Lagoinha? O que mais importa em uma iGREJA? A PREGAÇÃO!!! Não sendo fiéis ao evangelho(Gal 1:8 e 9),ensinando doutrinas de demonios*1 Tim 4:1) ..O que resta? "musica"?Instrumentos bem tocados?Pessoas chorando e com suas vozes influenciando a mente e as emoções dos seus ouvintes?.Não, nada disso substitui a Verdade da Palavra de Deus e uma pregação bem aplicada ao coração pecador e caido do ser humano.


    Somente a Escrirtura ..Sim somente ela..
    A Deus seja a glória!

    Graça e paz irmã o Senhor seja com sua vida..

    Ruth Rossini

    ResponderExcluir

  2. http://averdadecusteoquecustar.blogspot.com.br/2012/07/a-semente-incorruptivel-que-gera-o-salvo.html

    ResponderExcluir
  3. Irmã, obrigada por esclarecer a citação. Mas por mais que goste de muitos escritores, nem sempre concordo com tudo o que dizem acerca das coisas espirituais. Em algum lugar li que devemos ler livros cristãos como se estivéssemos comendo peixe, com atenção e retirando os espinhos; afinal somos humanos sujeitos a falhas e mudanças. O único livro que deve ter autoridade absoluta sob nossas vidas é a bíblia. O foco do texto não foi a pregação que se houve nas igrejas evangélicas, e sim a forma como muitos "defensores do evangelho" tem se portado. Tenho visto muita violência nas redes sociais por parte de muitos deles; tbm sou a favor da verdade, contra a falsificação da palavra. Os homens com as bíblias nas mãos realmente devem pregar a verdade, e creio q a maior função de um lider espiritual seja encaminhar as pessoas a mente de Cristo, pra que elas dependam unicamente dele, o conheça, o ame de todo coração e seja cheio do Espirito de Cristo - que é quem o guiará aqui na terra. Mas não tenho conseguido enxergar amor e misericórdia por trás da vida de muitos desses que "defendem" o evangelho. Acho importante levarmos em conta essas palavras de Paulo: "Examinai-vos a vos mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vos mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se é que não estais reprovados. 2 Cor 13:5
    Não defendi o Diante do Trono, só acredito que tem muito mais gente distante do trono do que imaginemos. Paulo diversas vezes disse que a pregação dele não consistia em sabedoria humana, mas no poder de Deus, na sabedoria do Espirito, aliás, ele foi o que mais disso isso. Não creio que nenhum movimento, por mais bem intencionado que seja, terá exito sem o Espirito Santo, sem a direção e a sabedoria de Deus. Realmente creio que falta autonomia a maioria desses que pretendem defender o evangelho, muitos acabam atrapalhando mais que ajudando. É perda de tempo tentar defender um evangelho que não se vive, um Deus que não se conhece.
    A obra não é nossa, não podemos fazer nada; o que vale é a obra do Espirito por meio de nós. E Ele que testifica a verdade no coração de cada um. O ministério de Paulo foi bem sucedido por que ele entendeu isso, o Ministério dos reformadores do passado tb foi bem sucedido porque eles entenderam isso:
    "Sem Cristo, nem mesmo um passo; com Cristo, a qualquer lugar" (David Livingstone)

    "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesmo não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim tbm vós, se não estiver em mim." João 15
    "Mas quando vier aquele Espirito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 15.

    Cheio do Espirito primeiro. Vida em Cristo primeiro. Autonomia em Cristo primeiro. Assim poderemos ser realmente uteis.

    Não a conheço, não sei como é a a sua vida com Deus, escrevi tudo baseado no que tenho visto nas redes.

    Amém. O Senhor seja contigo também!

    ResponderExcluir