segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como tornar-se um cristão inútil


Existem varias formas de um cristão tornar-se um inútil. Mas só quero citar uma, a que torna cristãos zelosos do bem, bons cristãos, em cristãos inúteis - ou bem pouco úteis. Mas certamente não é nossa intenção sermos inúteis. Então façamos o contrário.

Capitulo 19 de 1 Reis - Pra melhor entendimento recomendo a leitura de todo o livro de Reis.

Elias era um profeta eleito e guardado pelo Senhor. Viveu no período em que Israel era governada por Acabe e sua esposa Jezabel, uma das piores mulheres citadas na bíblia - quiça a pior. Israel estava entregue a idolatria, o templo do Senhor sendo profanado, profetas verdadeiros sendo mortos e perseguidos. Mas o Senhor era com Elias e fazia grandes coisas por meio da vida dele. Fez com que ele derrotasse os profetas de Baal na frente dos Israelitas, e por meio desta ação Ele restaurou a fé de alguns. Porém, certo dia, Elias recebeu uma ameça de morte da Jezabel, então ele fugiu para o deserto e lá ele pediu a morte. Ele estava cansado e se sentindo só no meio de uma geração corrompida. "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos exércitos,  porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem." 1 Reis 19:10
Não foi a primeira vez que tentaram matar o Elias pra que ele reagisse dessa forma. Ele fez o que muitos bons cristãos tem feito hoje: Tirou os olhos do Senhor e colocou na má situação. O Elias não pode perceber que Deus o estava usando e fazendo grandes coisas por meio da vida dele porque deixou-se intimidar pela corrupção em volta;  perdeu Deus de vista.
O Moisés em certa ocasião também fez isso. Já cansado com o povo de Israel no deserto, ele começou a perder a esperança e paciência, daí tirou os olhos do Senhor e colocou no povo. Por isso, mesmo depois de ter visto Deus fazer grandiosos milagres no Egito e no próprio deserto, ele duvidou de Deus; duvidou de que Ele pudesse dar carne ao povo, que reclamava da falta de comida no deserto e sentia saudades do tempo de escravidão no Egito: "Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhe bastem? Ou ajundar-se-ão para eles todos os peixes do mar que lhe bastem? Porém o Senhor disse a Moisés: Seria pois encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra te acontecerá ou não." (Num11).
Se lerem o livro de números inteiro perceberão o cansaço do Moisés com a corrupção e dureza do povo. Aliás, por esse versículo aí acima, em que ele se dirige a Deus de forma bem seca, já se sente que ele está desesperançado, incrédulo.

Estamos vivendo em um tempo tão (ou mais) ruim do que na época do Elias, e observando percebemos a quantidade de cristãos zelosos cansados, desanimados, sem esperança, alguns muito amargos e críticos. (Não me excluo disso). A verdade é que sem percebermos ou desejarmos acabamos por reduzir Deus. Achamos que ele também está abatido. Ele também está desesperado e entregue a preocupações como nós. Esta tudo fora de controle!
Se homens como Moisés e  Eliseu passaram por essa crise de fé e falta de esperança, é quase inevitável que também passemos, e de fato passamos.
Acontece que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele é o todo poderoso, nada o intimida, nada foge do controle dele, e não ha nada, absolutamente nada, que Ele não possa fazer - A mão dEle não foi encurtada, Ele mesmo disse isso!
É bom sermos zelosos do bem, mas Deus não nos chama para sermos revestidos pelo zelo. Antes nos chama para estarmos envoltos nEle; no seu amor, na sua graça, no seu poder, envolvidos nEle por meio da fé.
O Elias não pode ser mais profeta, ele foi substituído pelo Eliseu - a fé é indispensável, ela é a matéria prima de Deus.
Não o limitemos, pois limitados somos nós. Devemos viver pela força dEle, e não o contrario. Não o confundamos com nós mesmos!

Que o Senhor abra os nossos olhos e desperte o nosso coração para Ele. Que renove as nossas forças e esperança; nos acalme. Que não nos falte a fé em sua onipotência, onisciência e onipresença.

"Orasem fé é impossível agradar-lheporque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Heb 11

Viver pela fé - a condição de vida do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário