sábado, 28 de setembro de 2013

Macumba gospel - qual a sua origem




Recentemente li uma critica a cantora Fernanda Brum pelo seu costume de usar óleo ungido, então resolvi pesquisar o assunto. Pasmei com a quantidade de textos escritos sobre óleo ungido, como minha mãe é de uma igreja que faz uso do óleo, inclusive já passou em mim varias vezes quando tive dor de cabeça (enxaqueca), e o óleo não me matou, não me endemonizou, nem me enlouqueceu (eu acho rs), resolvi escrever sobre.
Estamos em um tempo em que, como bem disse Cristo, coa-se o mosquito e engole-se o camelo.( Mat 23)
Na verdade o que me levou a escrever foram os comentários que li nas postagens, os comentários são sempre reveladores.
Primeira coisa que chamou atenção nos comentários: A preocupação das pessoas com a sua imagem.
Lendo ficou muito evidente a coisa do querer se montar para vender a melhor imagem, a mais aceita pela sociedade. As redes sócias deixam isso mais claro, nelas vemos a necessidade das pessoas de serem (ou parecerem), mais bem sucedidas, mais intelectuais , mais felizes, mais sociáveis, mais ricas em amizades -  porque "parecer é mais importante que ser". SQN; tem o outro lado também, os que não querem se adequar ao padrão imposto e por isso se montam a parecer mais livres; nessa categoria estão os que deixam de tomar banho e cortar os cabelos; os que tatuam o corpo inteiro, tem tbm os nerds - provavelmente você vai trabalhar pra um nerd, é o que dizem por aí. Todo mundo montadinho, amando sua auto-imagem. Tudo ok. Até o dia em que você se converte a Cristo verdadeiramente. Nesse dia Deus olha pra você, e diz: "Cê tá lindinho, mas nós vamos ter que mudar isso". Aponta pra Jesus e fala: "Tá vendo aquele cara ali com os pés e mãos furados? Pois é, ele é o padrão. Ele é a forma e você a massa de moldar. Vou te colocar o mais parecido com ele possível". Pronto. Cabô você e os seus planos pra você.

A preocupação desses cristãos com a sua imagem diante do mundo se revelou nos comentários por meio dessas expressões: escandalizar, envergonhar, ridicularizar, palhaçada, superstição, etc. Ficou muito claro que a preocupação deles não é com o evangelho mas com a sua imagem no mundo, com o que podem pensar sobre ele por conta desse evangelho.
Ainda nos comentários (e nas visitas a perfis rs) percebe-se que há dois grupos: De um lado estão as pessoas tão ferradas e perdidas que quando Jesus as chama e anuncia transformação, prontamente, dizem: “Demoro! Senhor, pode fazer o que quiser com a minha vida, fica com ela todinha pra você”. (ele chamou as coisas loucas para confundir as sabias 1 cor1 ). Do outro, há uma gente tão centrada e equilibrada, que estudou tanto pra conseguir o emprego dos sonhos, frequenta eventos da alta, lida com filósofos, intelectuais,  e ateus cultos, aí fica difícil aceitar tudo, né? Eles resistem. Querem conservar alguns de seus padrões e pensamentos. "Entendeu Deus o porque de eu não poder me encher com o teu Espírito? Ele pode me envergonhar diante do mundo."
Esses cristãos me lembram os fariseus:  Amam as saudações, os primeiros assentos, a boa fama, são amantes de si mesmos. Afirmam amar o evangelho, mas ha partes desse evangelho que eles ignoram para não terem que comprometer sua boa e equilibrada imagem diante dos homens.

A macumba gospel – Onde isso teve origem ?

Pasmem irmãos amantes do padrão humano de civilidade e organização, a origem é BÍBLICA. Esse óleo ungido a Fernando Brum tirou da Bíblia.(E tá cheio dele no novo testamento, leiam aí)
Deus é estranhíssimo - Eu espero que vc tenha percebido isso tbm. Ele faz coisas que não entendemos (ou que eu não entendo). Tipo, ele pediu ao povo de Israel pra rodear a terra de Jerico durante 07 dias, e no sétimo dia eles deveriam gritar. (Josué 6). Muito constrangedor, não?. O profeta Elias pra curar Naamã pediu que ele se banhasse 07 vezes no rio Jordão (2 reis 5), um dos mais poluídos de Israel -Não parece simpatia?. Deus mudou o nome de um monte de gente na bíblia por conta do significado, tipo Sara, Jacó, etc. Leiam e de Gênesis a apocalipse irão encontrar muita coisa. Aliás, confesso que quando comecei a leitura bíblica tive dificuldades pra entender esse lado de Deus, o lado místico, eu ignorava tudo (até hoje meio que ignoro), a questão dos ritos, a historia dele com o número 07, essa dos nomes, etc. Nunca entendi.
Daí alguém diz: "Deus mudou de lá pra cá. No velho testamento realmente ele era estranho e tinha umas ideias absurdas; já no Novo Testamento ele recobrou o juízo e civilizou-se." Eu não sei de onde tiraram a informação de que os testamentos são excludentes e que Deus mudou no Novo. É verdade sim que alguns rituais ficaram pra trás pois foram dados exclusivamente ao povo de Israel, era a antiga aliança, questão de vida ou morte ao povo de Israel. No novo ele introduziu Cristo e aboliu os rituais da lei. Mas, ""notem"", todos os exemplos que citei nada tem a ver com os rituais da lei, foram ideias de Deus com o propósito que só ele sabe. Tem mais exemplos.  João Batista, imagina ele nos dias atuais?! O cara era totalmente fora do padrão, pregava a mesma coisa o tempo todo, andava coberto de pele de camelo e alimentava-se de mel silvestre e gafanhotos (mar 1), naquela época ele já era estranho, hoje em dia ele seria um fanático religioso que perdeu a mente e fugiu de casa. Jesus, esse escandalizava os fariseus com seus modos (aparentemente pouco civilizado) não lavava as mãos pra comer, parava pra conversar com prostitutas; se reunião com os piores da cidade, fazia coisas sobrenaturais o tempo todo, e pouco se importava com opinião alheia - um escândalo de pessoa na época. Imagine aí, você tá caminhando com Jesus, derrepente ele abaixa, cospe na terra, faz uma lama, pega e passa nos olhos de um cego.(jo 9). Que macumba é essa? Pra que isso?. Aff, só pra escandalizar.
A bíblia fala que Jesus fez muitos milagres e sinais, não sabemos de todos eles com detalhes,  possivelmente ele deve ter feito mais milagres aberrativos aos olhos humanos.
Gosto muito de livros de missões, principalmente os escritos por missionários de outros países, os de países perseguidos, muitas historias me lembram atos dos apóstolos por conta do mover do Espírito. Já li testemunhos estranhos do tipo o Espírito Santo mandar a pessoa gritar e  sem saber o porque ela grita, posteriormente ela descobre o propósito desse grito. Enfim, são muitas historiam antigas e atuais. Vive-las é uma questão de não resistir ao Espírito Santo.
Nem tudo é de Deus, nem todos são de Deus. Infelizmente tendemos a desvirtuar tudo;  pessoas creem que o poder esta no óleo, pessoas negociam óleo, se vê de tudo, mas, preocupa as criticas. Como no passado, hoje alguns estão criticando fatos legítimos, que realmente vieram de Deus. A palavra fala que a fé não é de todos, e que ela é diferente em cada um; alguns tem muita fé, outros pouca fé, e outros nenhuma fé.
Um exemplo. Jesus caminhava em meio a muitos doentes, eles o empurravam, tocavam nele o tempo todo por estarem em multidão; no meio deles havia uma mulher que cria, acreditava que se ela apenas tocasse em Cristo ela seria curada, então quando ela tocou nele ela foi curada, Jesus se impressionou com a fé dela. Ela recebeu unicamente porque creu... "Se creres farás e verás", é o que a bíblia diz.
Se um grupo de pessoas se reúne para orar e clamar a Deus sobre um frasco de óleo, crendo que aonde aquele óleo chegar algo vai acontecer, assim será, pois assim creem. Isso tá na bíblia irmãos. Não da pra julgar dizendo que é algo absurdo; a fé opera milagres, ou seja, faz absurdos.
Talvez você não creia, e por isso nunca fará uso do óleo, mas o fato de você não crer não tira o poder da fé. Não se ponha no lugar de Deus, e muito menos limite a fé dos outros. Não crê? fica na tua, é melhor que se vê lutando contra Deus.
O poder é de Deus, recebemos ele por meio da fé no nome de Cristo. Quanto mais fé, mais poder.

A suma é: O Espírito precisa ter o domínio sobre nós para que assim Deus possa ter espaço no mundo natural e falido dos homens. O mundo não precisa de nós e da nossa sabedoria humana, mas de Deus, de sua presença em nosso mundo.
Amigo(a), não se envergonhe do mundo espiritual, mas se porventura escolher se envergonhar, entendo que é um  problema teu, só peço que pense antes de criticar, aliás, ore antes de criticar para saber se realmente aquilo vem de Deus. Nosso Deus tem boca e não se opõe as nossas perguntas e orações, creio que cê sabe disso.

Deus não mudou, nós é que mudamos e resistimos cada vez mais ao seu domínio e poder.
Fica a dica: Não use a biblia pra defender seus próprios interesses, pra defender sua imagem diante dos homens. Deus não mudou! E ELE É ESTRANHO SIM! (se comparado ao nosso padrão de racionalidade e realidade). Deus não é homem e o reino dele não é o dos homens, e, segundo o dicionário e a descrição bíblia: ELE é Místico SIM. Recuso-me a crer que os leitores da bíblia não tenham percebido isso, né possível?!
É isso:
“Não extingais o Espírito Santo”. (1 tes 5)

Uma música que tem um titulo apropriado, apesar da letra não ter muito a ver com o assunto tratado

Ridículo.


Abaixo o link de uma palavra que ouvi recentemente em um congresso que fui, congresso este que só veio tirar de mim a confusão e confirmar que enquanto o Espirito Santo existir eu serei pentecostal. Há cultos em que falam sobre Deus, e há verdade e edificação nesses cultos, mas a cultos em que Deus se apresenta em nosso meio, nesses um ateu não tem como dizer que ele não existe, nesses joelhos se dobram diante da majestade de Deus, nesses pessoas gritam de arrependimento, nesses nosso coração é tomado e levado pra longe do mundo. Não sobra dúvidas de que ele é real. Se Deus me concedesse um pedido, sem dúvida seria: Senhor, leve todos cristãos a um culto avivado, aonde o seu Espírito se manifesta e nos quebra com a sua glória.
 http://www.youtube.com/watch?v=hTwH3ablm_8#t=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário